terça-feira, 23 de junho de 2009

Homeschool

Homeschool, também chamada de "casa educação", é o ensino para os filhos em casa, normalmente dado pelos pais, mas, às vezes, por tutores. Método, ainda ilegal no Brasil, no qual realiza a troca de uma educação formal de uma escola pública ou privada, pelo ensino "caseiro".
Vale a pena deixar um sistema público ou privado para apostar em algo sem uma estrutura política e/ou didática? Hoje, professores são preparados para cuidar da educação e psicológico do aluno, isto é, exigindo ainda mais o preparo de quem ensina. Seria simples se tivessemos todo o material a ser estudado em casa, mas, ainda assim, não teríamos um sistema profissional de uma escola, o qual caracteriza e molda a personalidade e a vida social do aluno.
Na escola aprendemos a trabalhar em grupo, obedecer as autoridades, a qual não temos a mesma intimidade que temos com nossos pais, e uma das mais importantes questões, aprendemos a viver com uma rotina diária, experiência necessária para a vida no mercado de trabalho. Nela inclui-se também a responsabilidade com os horários e trabalhos determinados pela escola, assuntos que dificilmente seriam vivenciados por um aluno de Homeschool.
Portanto, por que deixar um professor com uma estrutura escolar e política, por um professor que, na maioria dos casos, foi educado por este mesmo método escolar?

Nenhum comentário: