segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Um bom líder é um bom servo




Um líder conduz um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe com entusiasmo e dedicação para executar suas tarefas e, dessa forma, alcançar os objetivos da mesma. Um líder influencia e motiva seus liderados, diferente do chefe, que é a pessoa designada para comandar um grupo e obter resultados satisfatórios, dando ordens e exigindo obediência.
Um bom líder é aquele que consegue ver além de aparências, do óbvio e além do que parece ser imutável. Aquele que trata fraquezas e aperfeiçoa os pontos fortes do grupo. Organiza as idéias do seu grupo em prol do seu objetivo como líder, ouvindo sua equipe e compreendendo a mensagem de cada liderado. O bom líder não deve ser autocrático, ou seja, não deve tomar decisões individuais, desconsiderando as opniões de seus liderados.
Da mesma maneira que uma pessoa que está no cargo de gerência teve que passar por várias etapas dentro da empresa, o líder deve primeiramente passar pela etapa de ser servo. Deve compreender que ele não está como líder para apenas buscar um objetivo, sua tarefa é mais profunda, pois ele está cuidando de vidas, tratando almas e influênciando pessoas a mesma visão que o motivou para ser líder. Portanto, seu cuidado com o ânimo dos liderados é essencial para o progredimento do grupo.
Tais qualidades, como as citadas acima, devem estar presentes na vida do líder cristão. Como Moisés, os lideres devem estar conectados constantemente com Deus, entendendo a forma e o tempo certo para mostrar a mensagem que Ele quer passar aos seus liderados. Sabendo que Deus está na frente da obra e que tudo o que o líder faz e todos os resultados obtidos é para a glória de Deus. Como cristão, a pessoa que lidera deve ser exemplo, deve ser um bom referencial a seus liderados, de maneira que seu legado continue através de outros lideres gerados através de sua boa influência cristã sobre eles.

Sua vida é um sacrifício vivo a Deus, logo, tudo o que você faz será entregue a Deus.

Um comentário:

Anônimo disse...

porque sera que tantas pessoas se esquecem disso que voce falou? mto boa essa, realmente, boas ideias ;)